Pesquisa

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Trigger e Exception

firebird bd
A seguir  um exemplo de Trigger disparando exception no banco de dados Firebird. Neste exemplo a exception deverá ser disparada antes de inserir uma consulta se o médico envolvido não possuir e-mail.

CREATE EXCEPTION emailnulo ‘O médico deve ter e-mail para completar o cadastro da consulta, pois o mesmo precisa ser notificado !’

SET TERM !! ;
CREATE TRIGGER sememail
FOR consulta
BEFORE INSERT
AS
   DECLARE VARIABLE mail  varchar(20);
BEGIN
  SELECT email
    FROM Medico
  WHERE codigo = new.codMed
  INTO :mail;
  if (:mail is null ) then exception emailnulo;
END !!
SET TERM ; !!

Para testar é inserido o registro na tabela consulta, com o código de um médico que mão possui e-mail no seu registro na tabela médico.

INSERT INTO consulta (data, hora, codPac, codMed) VALUES ('2006-11-23', '14:00:00', 6, 4);

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Acessando Mysql com VB.Net

Mysql, VB.Net, Connector, Net, Query Browser, Ferramenta, GNU,

Trata do assunto para mostrar como acessar o MySQL via VB.NET usando o provedor específico para o MySQL, sem precisar usar um provedor ODBC. Vou usar o provedor MySQL Connector/NET que você pode baixar do site do MySQL.

Atualmente existem 3 versões estáveis do MySQL disponíveis para download. Neste artigo foi utilizado o MySQL 4.1.

O MySQL Query Browser é uma ferramenta com uma interface gráfica que permite criar, editar tabelas e navegar pelo conteúdo das tabelas fazendo as alterações que você desejar.

O MySQL Connector/NET é um dos provedores com mais recursos para o MySQL, foi escrito em C# , possui código gerenciado, e pode ser portado para qualquer plataforma que suporta o .NET incluindo o Mono . Uma vantagem do MySQL Connector/NET é usar um protocolo nativo MySQL. Ele esta disponível gratuitamente sob os termos da GNU Public License.

Leia Mais em http://www.macoratti.net/net_msql.htm