Pesquisa

Pesquisa personalizada

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Biblioteca ADODB

adodb
A ADODB é uma biblioteca utilizada para simplificar as tarefas do PHP relacionadas ao banco de dados. Os bancos de dados suportados pela biblioteca são: Access, ADO, DB2, FrontBase, Informix, InterBase, Firebird, Microsoft SQL Server, MySQL, Oracle, ODBC, PostgreSQL, SAPDB, SQLAnywhere, SQLite, Sybase e Visual FoxPro.

Para utilizar primeiramente é necessário realizar o download da biblioteca no endereço : http://adodb.sourceforge.net/#download e incluir a biblioteca na estrutura do projeto:

A seguir classe de conexão utilizando ADODB conectando com firebird:

//disponibilizando adodb
include("adodb/adodb.inc.php");

//definindo a classe de conexão
class conexao
{
//definir atributos de configuração conexao

var $qual_banco = "firebird"; //nome do banco
var $nome_banco = "C:/Arquivos de programas/teste.fdb"; //caminho do banco de dados
var $usuario_banco = "teste";
var $senha_banco = "teste";

//definir um atributo para a instancia do banco de dados
var $bd;

//definir o método contrutor da conexao , o método é executado quando a classe é chamada
function conexao()
{
$this->bd = NewADOConnection($this->qual_banco);
$this->bd ->dialect = 3; //dialeto 3 do SQL
$this->bd ->debug = false; // aparecer o sql
$this->bd ->Connect ( $this->nome_banco,
$this->usuario_banco,
$this->senha_banco);
}
}

//criar uma instancia do objeto conexao
$con = new conexao();

classe de conexão









Exemplo utilizando a classe de conexão:

include("../conexao.inc.php");

class aulas
{

//- INSTÂNCIA DA CLASSE CONEXÃO
var $con;

//- RESULTSET DE DADOS
var $rs;

//- MENSAGENS DE ERRO NO ACESSO AOS DADOS
var $mensagem;

//- CONSTRUTOR PARA INSTANCIAR AUTOMATICAMENTE UMA CONEXÃO
function aulas(){

$this->con = new conexao();

}

function excluir () {
$sql = "delete from AULAS where A_CODIGO = $_REQUEST[id]";

if ($this->con->bd->Execute($sql))
$this->mensagem = "Dados excluídos com sucesso !";
else
$this->mensagem = "Erro ao excluir. Estes dados estão sendo utilizados !";
}

}

utilizando a classe de conexão

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Classe Math em Javascript

javascript
Com a classe Math é possível realizar operações matemáticas em Javascript. Não é necessário instanciar a classe para utilizar, pois os atributos e métodos são variáveis de classe, portanto basta utilizar o nome da classe para acessa-los.

Propriedades

E: retorna o valor de Euler, a base dos logaritmos neperianos.

PI: retorna o valor de PI conhecido como número para cálculos com círculos.

SQRT2: retorna o valor da raiz quadrada de 2;

SQRT1_2: retorna o valor da raiz quadrada de 0.5 ou 1/2 ;

LN2: retorna o valor do Logaritmo neperiano de 2 (ln 2);

LN10: retorna o valor do Logaritmo neperiano de 10 (ln 10);

LOG2E: retorna o valor do Logaritmo de E (Math.E) na base 2;

LOG10E: retorna o valor do Logaritmo de E na base 10.

Exemplos:

Math.E; // retorna 2.71828....
Math.SQRT2 // retorna 1.41....
(2 * Math.PI);


Métodos

abs(): retorna o valor absoluto de um número.

acos(): retorna o arco co-seno de um número em radianos.

atan(): retorna o arco tangente de um número.

ceil(): retorna o o inteiro igual ou imediatamente seguinte de um número. Por exemplo, ceil(3) vale 3, ceil(3.4) é 4.

cos(): retorna o co-seno de um número.

exp(): retorna o resultado de elevar o número E por um número.

floor(): ao contrário do método ceil(), retorna um número igual ou imediatamente inferior.

log(): retorna o logaritmo neperiano de um número.

max(): retorna o maior entre 2 números.

min(): retorna o menor entre 2 números.

pow(): recebe dois números como parâmetros e retorna o primeiro número elevado ao segundo número.

random(): retorna um número aleatório entre 0 e 1

round(): Arredonda ao inteiro mais próximo e retorna.

sin(): retorna o seno de um número com um ângulo em radianos.

sqrt(): retorna a raiz quadrada de um número.

tan(): retotna a tangente de um número em radianos.

Exemplos:

Math.round(4.5); // retorna 5.
Math.round(3.49); // retorna 3.
Math.random(); // retorna 0.56766776…
Math.max(4,7); // retorna 7.
Math.min(4,7); // retorna 4.