Pesquisa

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Dicas Gerais de Sql Server

sql server, dicas, case, filtro, instrucao, registro aleatorio
Registros aleatórios
Vamos supor que queremos retornar 10 registros aleatórios de uma tabela. Como podemos fazer isto?

A partir do SQL Server 7.0, foi implementada uma uma função chamada NEWID(). Esta função gera um identificador interno aleatório. Para retornar registros aleatórios, podemos fazer assim:

SELECT TOP 10 CAMPO1 , CAMPO2 FROM TABELA1
ORDER BY NEWID()

Para cada registro, um valor aleatório diferente é gerado. A ordem do resultado é feita por este valor e a cada execução temos 10 registros diferentes, pois a cláusula TOP limita a quantidade de registros retornados.

Instruções dinâmicas
O SQL Server permite a construção de instruções dinâmicas a partir do comando EXECUTE(). Funciona assim: montamos uma string com o comando que queremos executar dinamicamente e chamamos a função EXECUTE(). Atenção: neste caso, devemos obrigatoriamente utilizar os parênteses:

EXECUTE(“SELECT CAMPO 1 FROM TABELA1 WHERE CAMPO2 = 3”)

Valor de campo e filtro condicional
Nem sempre queremos mostrar o conteúdo de um campo do jeito que ele está armazenado no banco. Por exemplo: Se o conteúdo de um campo for maior que 10, queremos que seja retornada a string ‘muito’. Se for menor ou igual a 10 retorna ‘pouco’.

Fazemos isto utilizando um CASE (estrutura condicional, como um IF de uma linguagem de programação) para o conteúdo do campo:

SELECT CAMPO1 , TIPO = CASE WHEN CAMPO_VALOR > 10 THEN 'MUITO'
WHEN CAMPO_VALOR <= 10 THEN 'POUCO'
END , CAMPO3
FROM TABELA1

Para cada registro o SQL Server fará uma comparação para identificar qual valor deve ser retornado. Tome cuidado ao utilizar o CASE desta maneira pois pode haver perda de performance na instrução por que a cada linha retornada, um pequeno processamento deve ser efetuado.

Podemos também utilizar o CASE para um filtro da instrução (cláusula WHERE):

SELECT CAMPO1 , CAMPO2 FROM TABELA1
WHERE CAMPO2 > CASE CAMPO1 WHEN 'A' THEN 10
WHEN 'B' THEN 5 END

No exemplo acima, quando o valor do CAMPO1 for igual a ‘A’, somente os registros do CAMPO2 que forem maiores que 10 serão retornados. Quando o valor do CAMPO1 for igual a ‘B’, somente os registros do CAMPO2 que forem maiores que 5 serão retornados.

Leia Mais

quinta-feira, 23 de julho de 2009

CSS

css, programacao web, php, html, folha de estilo

Neste artigo relaciono algumas dicas para projetar Folhas de Estilos e espero que elas se constituam em uma fonte de consulta útil para os que se iniciam nas CSS.

1o.-) Organize
2o.-) Ordene
3o.-) Escolha
4o.-) Agrupe
5o.-) Use
6o.-) Tire proveito
7o.-) Escreva
8o.-) Família
9o.-) Nomes
10o.-) Background-image
11o.-) Links
12o.-) Sublinhados
13o.-) Habitue-se


Leia Mais

domingo, 19 de julho de 2009

Mysql no Desktop

mysql, desktop, windows
O MySQL é o banco de dados mais conhecido no mundo do software livre. Basicamente, a notoriedade desse produto se deve às aplicações web, nas quais o programa é utilizado, quase sempre em parceria com a linguagem PHP, em ambiente Linux. Talvez por isso se tenda a acreditar que o MySQL seja um banco de dados específico para a internet. Não é verdade. Você pode usá-lo em seu desktop, inclusive com o Windows. Neste tutorial, vamos mostrar como instalar o MySQL e com ele criar e gerenciar um banco de dados numa máquina Windows. Uma das vantagens técnicas do MySQL é ser um produto multiplataforma. Assim, você pode montar com ele um banco de dados no ambiente Windows e depois, se for o caso, transferi-lo para o Linux, Mac OS X ou outros sistemas Unix.


Para acompanhar esta tarefa, você vai precisar ter um micro com Windows - 98, Me, NT, 2000 ou XP, o MySQL e um cliente gráfico para o gerenciador de bancos de dados. O MySQL incorpora os recursos para criar e manipular bases de dados, mas não tem uma interface visual. O programa pode ser usado sozinho, mas desse modo cada instrução enviada ao motor de banco de dados deve ser digitada na forma de linhas de comando, em linguagem SQL. Aí entram as comodidades oferecidas por um cliente gráfico.

Leia Mais

quarta-feira, 15 de julho de 2009

PHP 6 A revolução

php 6, programação, dicas, artigos, php
Quando agente começou a se acostumar com o PHP 5 já esta mudando, não é? Como falam a "felicidade de pobre dura pouco.". Mais não vamos desanimar, e aliás o PHP 6 já a um tempinho atrás á ser desenvolvido, e uma das promessas é o suporte ao Unicode, que vai permitir a criação e gestão mais fácil de aplicações internacionalizáveis.

O maior colaborador do PHP o Derick Rethans, falou sobre o PHP 6 á um tempinho atrás. Com o PHP 5.1 vindo aí, fica a pergunta, como vão chamar a próxima versão do PHP??? O Derick deu a sugestão de PHP 6 que já é oficial, isso porquê vai ter uma grande mudança no suporte ao Unicode.

Leia Mais

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Dicas de Segurança com Ajax


Com a introdução do Ajax e o conceito de aplicação web o cliente passou a ter uma importancia maior. O javascript passou usado em larga escala e muitos dos dados que ficavam "escondidos e seguros" no servidor agora estão expostos no cliente. Programadores desavisados utilizam Ajax sem o mínimo de segurança expondo assim partes críticas de sua aplicação.

Leia Mais