Pesquisa

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Trigger em Firebird

banco de dados, firebird, trigger, insert, update, delete
Neste Post, vou descrever um pouco sobre como trabalhar com trigger utilizando o o Banco de Dados Firebird. Meu exemplo vai de encontro ao problema do processo direto inverso, que pode resolver se realizado com Trigger, mas também espero que sirva para outras implementações.

O que é um Trigger?
R: Trigger são gatilhos ligados a enventos em tabelas no Banco de Dados. Este gatilhos são disparados automaticamente sempre que acontece o evento na tabela ao qual o trigger está relacionado. Triggers não tem parâmetros de entrada. Triggers não retornam valores.

Os Eventosque disparam um Trigger, podem ser de:
1) Insert – Ao inserir um registro na tabela.
2) Update – Ao Modificar um registro da tabela.
3) Delete – Ao deletar um registro da tabela.

Continue Lendo

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Usando a porta infravermelha com o Compact Framework

irda, infra vermelho, AJAX, PHP, MYSQL, SQLSERVER, VB.NET, DELPHI, COMPACT FRAMEWORK, FIREBIRD
Com todo o oba-oba ao redor do Wi-Fi, do Bluetooth e de outras tecnologias sem-fio, é fácil esquecer a um das formas mais simples e comuns de comunicação sem fio: a infravermelha. Qualquer um que já usou um controle remoto usou o infravermelho! Como usa-se a luz como meio de transporte, é necessário que um ponto “enxergue” o outro, mas mesmo com essa limitação, o infravermelho está cada vez mais popular em aparelhos como câmeras digitais, Celulares, PDA’s e NoteBooks.

Neste artigo será mostrado como usar a porta infravermelha de seu Smartphone (funciona também para PocketPC’s) para transferir informações entre esses dispositivos. Iremos criar uma simples aplicação de Chat usando a classe IrDAClient do Compact Framework. Essa aplicação pode ser bastante útil em reuniões tediosas.

Leia Mais

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Flex Open-Source

dicas, flex, adobe, Artigos: AJAX, PHP, MYSQL, SQLSERVER, VB.NET, DELPHI, COMPACT FRAMEWORK, FIREBIRD
Há cerca de 3 anos atrás o Flex era caríssimo. Agora ele é gratuito! Sim, desde que a Adobe comprou a Macromedia, em junho do ano passado, o Flex 2 SDK pode ser baixado, juntamente com 2 compiladores, 1 debugger e as classes de componentes do Flex. E ainda você pode ler todo o help no LiveDocs.

Não que a Adobe decidiu liberar o código fonte do Flex 2 SDK* da noite para o dia, pois isso já havia sido cotado desde a época que o projeto Tamarin foi anunciado, porém não se espera que isso aconteceria até o final do ano.

Quais os benefícios reais para quem está desenvolvendo com Flex?

Se você já consegue desenvolver vários projetos e quer demonstrar novos componentes, estender novas classes, criar novas IDE's que usem e abusem do uso do SDK, você terá privilégios e também terá uma base para fazer suas reportagens de bugs (bugbase), criar novos builds e conseqüentemente novas distribuições como acontece com o Linux.

Mas lembre-se "open-source" não quer dizer que é totalmente gratuito. Programas que fazem parte da cartela de produtos da Adobe, como: Flex Builder, Flex Charts, LiveCycle Data Services, Flash CS3 e alguns produtos que se integram ao Flex, ainda vão continuar sendo pagos.

Não existe por enquanto previsão para que o Flex Charts seja gratuito. Você ainda vai precisar pagar para usá-los.

Leia Mais

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Gráfico Cascata no Flex

Gráficos, Cascata, Flex, Apoio a Decisão, BI, Artigos: AJAX, PHP, MYSQL, SQLSERVER, VB.NET, DELPHI, COMPACT FRAMEWORK, FIREBIRD
Após um longo período sem artigos, volto à ativa com um bem interessante e bastante usual para quem desenvolve sistemas de apoio à decisão e sistemas de business intelligence.

O gráfico de cascata (waterfall, ou flying bricks chart, em inglês) é uma ferramenta que facilita a demonstração de parcelas de um valor. Ele é muito utilizado na apresentação da divisão da receita e exibição do que resta de lucro em DRE, da entrada de caixa ao saldo final em demonstrativos de Fluxo de Caixa, mas pode-se utilizá-lo em qualquer situação em que seja necessário mostrar a "quebra" de um número.

Neste artigo vou demonstrar como desenvolver um gráfico de cascata em Adobe Flex, estendendo um ColumnChart de forma simples.

Leia Mais

domingo, 7 de junho de 2009

Migrar do Delphi 7 para o Delphi 2009

Artigos:Migração,  AJAX, PHP, MYSQL, SQLSERVER, VB.NET, DELPHI, COMPACT FRAMEWORK, FIREBIRD
A Rede de Desenvolvedores da Embarcadero tem um documento de 60 páginas listando todas as diferenças desde o Delphi 7 até o Delphi 2009. Então se você está com dúvidas para baixar o Delphi 2009 por ser um lançamento da Embarcadero vale a pena conferir este documento e consultar todas as diferenças entre o Delphi 7 e o Delphi 2009. É bom isso também pois quando você realizar um upgrade e abrir os seus projetos antigos no Delphi 2009 você não tenha surpresas não muito legais, e se caso você tiver vai ser mais fácil encontrar solução para o problema de troca da versão 7 para a versão 2009.




terça-feira, 2 de junho de 2009

Diferenças entre o VB6 e o VB.NET

Artigos: AJAX, PHP, MYSQL, SQLSERVER, VB.NET, DELPHI, COMPACT FRAMEWORK, FIREBIRD
Linguagem e Sintaxe

1 . Mudanças

Esses topicos representam características que existiam, mas são tratadas de forma diferente:

* Variaveis

VB6 VB.NET
Integer Short
Long Integer
Currency Decimal
Variant Object