Pesquisa

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 30 de abril de 2009

FirePHP: Depurador de códigos PHP

Artigos: AJAX, Dicas PHP, Depurador
Muitos já estão acostumados com a utilização do FireBug para depurar os seus códigos Javascript, HTML e CSS. Mas e o que fazer com o PHP? Nada de quebrar a cabeça. Agora temos mais uma grande ajuda no desenvolvimento Web. O FirePHP!

Utilizado a partir do próprio FireBug, o FirePHP é uma ferramenta interessante para depurar códigos de scripts PHP. Para instalar a extensão é só acessar

https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/search?q=FirePHP&cat=all

Leia Mais

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Oracle compra a Sun Microsystems por US$ 7,4 bilhões

Java, Sun, Oracle, Mercado de TI
A desenvolvedora de softwares empresariais Oracle fechou um acordo para comprar a Sun Microsystems por US$ 7,4 bilhões, anunciaram as empresas nesta segunda-feira (20). O negócio foi aceito por unanimidade pelo conselho de diretores da Sun, mas ainda precisa de aprovação dos acionistas da empresa e de entidades reguladoras de comércio.

"A compra da Sun transforma a indústria de TI, combinando softwares empresariais e sistemas de computador para situações críticas", afirma Larry Ellison, executivo-chefe da Oracle, em nota. O negócio vem à tona cerca de duas semanas depois que a IBM encerrou as negociações com a Sun.

Scott McNealy, presidente do conselho da Sun, classificou o acordo como "um marco nessa indústria".

A compra une duas aliadas históricas. Segundo o jornal "The New York Times", historicamente grande parte das vendas da área de banco de dados da Oracle era feita em cooperação com servidores da Sun. Entretanto nos últimos anos a Oracle tornou HP e Dell parceiras mais fortes, fazendo com que o volume de negócios da Sun diminuísse.


Será que o Java vai ser pago?



Fonte: Folha OnLine

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Upload com Ajax

Dicas Ajax, PHP, Web, Internet
Upload usando apenas AJAX não é viável no ambiente da Internet pois, por motivos de segurança, os navegadores por padrão não dão acesso ao sistema de arquivos para o JavaScript (se quiser descobrir como ativar esta característica não padrão, leia aqui, mas acredito não ser muito útil ajax upload dessa forma).

Esta minha função utiliza técnicas que envolvem iframes. Este post aqui é só para o código.

Leia Mais

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Dicas Firebird

Firebird
Criar e usar domínios (domain's)

No InterBase e FireBird domínios são como tipos de dados. Tais domínios têm grande semelhança com o conceito de domínio aplicado à matemática, ou seja, um domínio define um conjunto de valores válidos para uma dada situação.

Podemos criar qualquer banco de dados sem fazer uso explícito de domínios. No entanto usar domínios explicitamente pode deixar o banco de dados mais organizado, com regras claras e bem definidas, e ainda conseguir uma economia substancial de mão de obra na construção e manutenção do banco.

Para demonstrar a utilidade dos domínios, vamos criar dois exemplos.

Exemplo 1 - Sem uso explícito de domínios:

CREATE TABLE Cliente(
Codigo INTEGER NOT NULL,
Nome VARCHAR(40) NOT NULL,
Fone VARCHAR(20),
Fax VARCHAR(20),
Celular VARCHAR(20),
Renda NUMERIC(9,2) DEFAULT 0 NOT NULL,
CONSTRAINT PK_Cliente PRIMARY KEY(Codigo),
CONSTRAINT CHK_Cliente_Codigo CHECK(Codigo > 0),
CONSTRAINT CHK_Cliente_Renda CHECK(Renda >= 0));

Exemplo 2 - Com uso explícito de domínios:

CREATE DOMAIN DM_ChavePrimaria INTEGER NOT NULL CHECK(VALUE > 0);
CREATE DOMAIN DM_NomePessoa VARCHAR(40) NOT NULL;
CREATE DOMAIN DM_Fone VARCHAR(20);
CREATE DOMAIN DM_Renda NUMERIC(9,2) DEFAULT 0 NOT NULL CHECK(VALUE >= 0);

CREATE TABLE Cliente(
Codigo DM_ChavePrimaria,
Nome DM_NomePessoa,
Fone DM_Fone,
Fax DM_Fone,
Celular DM_Fone,
Renda DM_Renda,
CONSTRAINT PK_Cliente PRIMARY KEY(Codigo));

Comentários:

* O benefício imediato do uso explícito de domínios é a organização do código que define as tabelas.
* Como um mesmo domínio será usado em várias tabelas (exemplo: DM_NomePessoa), ganharemos muito tempo ao definir outras tabelas que comporão o banco de dados.
* O domínio DM_Fone é um exemplo que demonstra como um mesmo domínio pode ser usado para colunas diferentes que possuem conteúdos semelhantes.
* Os domínios DM_ChavePrimaria e DM_Renda mostram aspectos mais interessantes na declaração de domínios, tais como a especificação de um valor padrão (DEFAULT) e regras para validação (CHECK).
* Se mais tarde resolvermos alterar os nomes de pessoas para 50 caracteres, ou seja, VARCHAR(50), bastará alterar a definição do domínio DM_NomePessoa e todos os campos definidos com este domínio serão automaticamente ajustados. Neste caso bastaria o comando ALTER DOMAIN DM_NomePessoa TYPE VARCHAR(50).
* Nos bancos de dados que crio, uso domínios explicitamente para todos os campos de todas as tabelas, mesmo onde aparentemente são desnecessários. Mas é bom lembrar que domínios mal definidos podem trazer mais prejuízos do que benefícios. Portanto, antes de sair criando domínios deliberadamente, faça um estudo minucioso do banco de dados a ser construído.

Autor: Daniel P. Guimarães
Home-page: www.tecnobyte.com.br

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Criando um cliente para Amazon Web Services (AWS) no Pocket PC

Artigos: AJAX - PHP - MYSQL - SQLSERVER - VB.NET - DELPHI - COMPACT FRAMEWORK - FIREBIRD
Recentemente eu adquiri um dispositivo IPAQ PocketPC, e depois de checar todos os aplicativos nativos, veio a idéia de criar meu primeiro programa usando o .Net Compact Framework (.Net CF).

Entre várias possibilidades, eu decidi pôr em prática uma idéia que sempre vinha à minha cabeça quando eu visitava livrarias em busca de livros técnicos importados, que é a possibilidade de checar a cotação (ou seja, o número de "estrelas") que o livro tem no site Amazon.com, que é um bom indicativo se o livro é bom ou se é uma "bomba".

A boa notícia é que a Amazon possui um conjunto de web services muito completo, "Amazon Web Services"(AWS), que permite checar todas as informacões relativos a livros, CDs e DVDs, bem como jogos e tudo mais que é vendido no site.

Tal aplicativo exige conexão à Internet, naturalmente, mas acredito ser uma questäo de tempo até as grandes lojas e shopping-centers no Brasil oferecerem serviço de internet wireless (Wi-Fi) para seus clientes, como já é comum nos EUA e Europa.

Apesar de ter sido escrito com .Net CF, o código que você verá abaixo é virtualmente idêntico ao que seria necessário em aplicacões ASP.Net e Windows.Forms (com excecão da interface com o usuário), e para quem não possui dispositivos móveis vale a pena lembrar que é possível usar emuladores para testar seus programas.

Vamos lá então!

Leia Mais