Pesquisa

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Configurar o Firewall do Windows XP com SP2 para Interbase/Firebird

O pacote de atualização Service Pack 2 (SP2) do Windows XP inclui um Firewall para proteção da rede contra acesso não autorizado, seja pela internet ou através da rede local. Este programa bloqueia automaticamente quase todas as portas de acesso do protocolo TCP/IP, incluindo a porta 3050 que por padrão é usada pelos bancos de dados Interbase e Firebird.

Então para que outros computadores possam acessar um banco de dados Interbase ou Firebird em um servidor com Windows XP com SP2 que esteja com Firewall ativado é necessário adicionar uma exceção, ou seja, informar ao Firewall que a porta 3050 não deve ser bloqueada. Para fazer isto siga os os passos abaixo:

* Clique em Iniciar/Configurações/Painel de controle;
* Abra o item denominado Firewall do Windows;
* Vá para Exceções;
* Clique em Adicionar porta;
* No campo Nome digite Firebird ou Interbase;
* No campo Número da Porta digite 3050;
* Escolha o protocolo TCP e clique em Ok.

Após este procedimento a porta 3050 estará desbloqueada e o banco de dados Interbase ou Firebird estará acessível através da rede.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Fazendo chamadas de voz em .NET Compact Framework

Vamos mostrar como usar essa dll para fazer uma pequena aplicação que faz ligações após um comando do usuário. Claro, não será melhor que a aplicação que JÁ vem com seu Smartphone/PocketPC, mas serve para ilustrar o uso dessa dll, de forma que você possa embutir essa funcionalidade em sua própria aplicação.



Para saber as funcionalidades na 'phone.dll', procure pelo arquivo de cabeçalho 'phone.h' que vem com o eVC++ 4.0 ou, claro, use o Google (ou MSN Search).



Antes de tudo, temos de importar a função que iremos usar da dll correspondente e também converter as macros e estruturas usadas pela função. Isso já é manjado e é feito como abaixo:


Leia Mais

domingo, 14 de setembro de 2008

Simulando os alertas do MSN no Delphi

Uma grande variedade de softwares hoje em dia vem se utilizando de mensagens em tela no estilo MSN. São as famosas pop-up’s que surgem próximo ao relógio do Windows e geralmente chamam a atenção do usuário porque usam de uma animação bem simples. Elas surgem subindo devagar e logo em seguida desaparecem. MSN, Skype, Anti-vírus Avg entre outros vem usando e abusando desta prática.



Leia Mais

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Pegue o nome do computador e seu IP

Um dos muitos namespaces no Base Class Framework é o System.Net. Ele fornece uma interface simples para vários protocolos encontrados hoje em dia. Uma das classes deste namespace é a DNS, que provê a funcionalidade de resolução de nomes de domínio.

Leia mais