Pesquisa

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Paginação de resultados em PHP/MySQL

Uma das dúvidas mais freqüentes entre os programadores web que conheço é "como faço uma paginação de registros que capturo do meu banco de dados?". Muito bem, já que é uma pergunta freqüente, nada mais justo que escrever um artigo sobre a mesma.

Neste artigo utilizarei o exemplo prático que nos exibirá a lista dos 20 usuários de maior pontuação do site. Nosso script será escrito na linguagem PHP e terá como base de dados uma tabela do MySQL.

O script terá as seguintes características:

* configuração do número de registros exibidos por página
* painel de navegação entre as páginas
* dados capturados a partir de uma tabela do MySQL

Leia Mais

terça-feira, 22 de julho de 2008

Acentuação para conteúdos carregados por AJAX

Este artigo trata dos problemas de acentuação na recuperação de um conteúdo via AJAX e NÃO do envio via métodos GET ou POST. Para o tratamento de problemas no ENVIO, veja esta solução (no sub-capítulo "Recebendo os dados (no PHP)".

O XMLHttpRequest, o motor por trás do AJAX, trabalha no padrão UTF-8 por default, tanto para enviar dados quanto pra receber. Isso vem do próprio browser. Nos primórdios da internet, o Tim Berners-Lee ainda não estava tão preocupado com a internacionalização do HTML. Este esforço só começou a acontecer em novembro de 1995, depois da formação da W3C, onde visavam extender as capacidades do HTML 2.

Atualmente, os navegadores que implementam Ajax também costumam apresentar vários problemas com nossos caracteres em português, ou outras línguas que possuam acentuação.

Para resolver este problema, o melhor método seria o uso de HTML Entities, porém nem sempre é possível. De forma a contornar isto, vemos pela internet muitas complicações usando funções JavaScript e funções como encode, escape, etc nos scripts do lado do servidor (ASP, PHP, JSP, etc). Uma complicação só!!!

A forma recomendada, além do HTML entities, para corrigir o problema da acentuação no Ajax é através da definição correta do charset.

Leia Mais

terça-feira, 15 de julho de 2008

Criando uma aplicação "embarcada" com o Firebird

O Firebird é um banco de dados leve, rápido e bastante flexível, uma dessas flexibilidades é a capacidade de "embarcar" aplicações com ele.Como assim "embarcar" ?

- Talvez você pergunte."Embarcar" significa que você pode criar um aplicativo e embutir (ou embarcar) o Firebird dentro de seu aplicativo de forma transparente e distribui-lo de forma fácil, basta executar seu aplicativo e pronto. Nenhuma instalação do Firebird será executada, ou configuração existente será mexida, nem mesmo será necessário parar o Firebird/Interbase que esteja sendo executado naquele instante.

Leia Mais

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Implementando um tradutor de línguas no seu web site

Neste artigo vou mostrar como projetar uma interface que utiliza o engine doAltavista.com, o babelfish.altavista.com, sem dúvida um dos melhores tradutores multi-línguas da Internet.

Leia Mais