Pesquisa

Pesquisa personalizada

terça-feira, 15 de abril de 2008

Tecnologia dbExpress e conexão ao FireBird

Antes de começarmos nosso artigo, gostaria de pedir desculpas pelo atraso das últimas duas colunas. Neste artigo falaremos sobre os componentes dbExpress. Vamos abordar um pouco sobre a tecnologia dbExpress e a conexão a um banco de dados FireBird.

Diversas tecnologias de acesso a banco de dados são suportadas pelo Delphi em versões anteriores à 6.0, como as tratadas anteriormente (BDE e ADO) e também o IBX, um driver nativo para acesso ao banco InterBase. Então qual a necessidade vista pela Borland para desenvolver esta nova tecnologia? Existem algumas características interessantes. Vamos conhecê-las.
Leia Mais

terça-feira, 8 de abril de 2008

Compact Framework - MSMQ Message Queueing usando o Compact Framework 2.0

Introdução

Neste artigo iremos abordar o uso de filas (queues) nas aplicações para dispositivos móveis e criaremos uma simples aplicação para enviar e receber mensagens. Esta aplicação irá instalar automaticamente o serviço do MSMQ (caso já não esteja instalado).

O MSMQ é a tecnologia da Microsoft para o enfileiramento de mensagens, que permite que aplicações distintas, não necessariamente na mesma máquina, enviem mensagens de uma para a outra. Parte desta tecnologia de "armazene-e-envie" contém um mecanismo de tolerância a falhas que garante (ou pelo menos tenta) a entrega dessas mensagens. A prioridade de mensagens também pode ser definida facilmente.

O uso de filas é bastante popular em aplicações transacionais e para garantir escalabilidade em soluções corporativas de alto desempenho. Muitas vezes nossa aplicação móvel tem de se comunicar com o 'back-end' através dessas filas e mostraremos aqui um meio simples de tornar isso possível. Não vou tratar do conceito de filas em si aqui pois tornaria o artigo muito longo. Vou supor que o leitor tem conhecimento básico do MSMQ e do uso de filas em suas soluções. Vamos lá!

Leia Mais

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Delphi - Trabalhando com o Registro do Windows

O registro do Windows é um banco de dados hierárquico que contém virtualmente toda a informação sobre a configuração do seu PC. Em versões anteriores do Windows, essas configurações eram mantidas em arquivos como config.sys, autoexec.bat, win.ini, system.ini, control.ini, entre outros, A estrutura do registro é similar à estrutura do arquivo INI. Contudo, ele vai além do conceito dos arquivos INI, já que oferece uma estrutura hierárquica similar às pastas e arquivos no seu HD. De fato, você acessa aos elementos do registro da mesma forma que acessa as pastas e arquivos.

Leia Mais