Pesquisa

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Usando o Visual Studio 2005 para criar interfaces do usuário e dados para aplicativos de dispositivos

Aprenda sobre o que há de novo no Visual Studio 2005 com relação à interface do usuário e banco de dados para uso de aplicativos .NET Compact Framework versão 2.0. Este artigo apresenta você ao novo ambiente de desenvolvimento—especificamente ao novo Windows Forms Designer que integra o Visual Studio 2005. Você terá também um passeio guiado pelos novos controles simplificados disponíveis no Visual Studio 2005, e aprenderá como é fácil criar aplicativos que oferecem suporte aos modos de retrato e paisagem usando esses controles. O Visual Studio 2005 ajuda você a focar vários dispositivos. Você aprenderá também a usar um formulário de herança e a reutilizar e estender formulários existentes. Como a maior parte dos aplicativos móveis de linha de negócios também precisam armazenar e acessar dados, você aprenderá, igualmente, a usar o novo designer de dados no Visual Studio 2005 para criar e preencher um banco de dados do SQL Server 2005 Mobile Edition. Da mesma forma, neste artigo, você descobrirá como criar um banco de dados local e como usá-lo em um aplicativo simples.



Leia Mais

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Delphi + Oracle - Conexão com DBExpress

Olá pessoal, vamos falar um pouco sobre Delphi e sua integração com banco de dados Oracle 9i. Estaremos neste artigo elaborando um pequeno cadastro de clientes onde poderemos realizar algumas operações básicas, tais como : inserir, alterar e excluir registros de uma tabela.

Farei primeiramente as ligações com o Oracle, utilizando os componentes da paleta DBExpress do Delphi.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Artigo: ASP.NET - Geração e tratamento de log de erros

Este artigo mostra como você pode gerar um arquivo de log de erros em uma aplicação ASP.NET. Vai ser um abordagem bem simples onde os erros serão gravados em um arquivo texto chamado logErro.txt.

Para que serve um arquivo de log ? Serve para você auditar o seu sistema em produção e acompanhar o seu comportamento monitorando as ocorrências que porventura estejam afetando o desempenho ou causando um problema.


Leia Mais

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Estratégias de Partição para Armazenamento de Dados Relacionais no Microsoft SQL Server

Este artigo descreve a capacidade dos modos indexados aprimorados do SQL Server 2005 Enterprise Edition. Os modos indexados são explicados e os cenários específicos nos quais eles podem fornecer melhorias no desempenho são abordados.

O objetivo deste estudo é a partição de data warehouses e tabelas relacionais.


Leia Mais

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Formantando nomes com caracteres especiais em PHP

Este artigo trata de uma coisa bem peculiar, que é a formatação de nomes com caracteres especiais. Por exemplo, o nome MÁRCIO quando passado por essa função vai gerar um retorno Márcio, isso é bem útil quando se está importando dados ou até mesmo criando formulários de cadastro.


Leia Mais

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Artigo: Implementando efeito de sombra com AJAX

Vamos lá, você viu em um site um textbox, button, image, etc com um efeito de sombra que lhe pareceu muito interessante. Então resolveu aplicar no seu site utilizando-se dos métodos comuns (Javascript e CSS) e percebeu que não é uma tarefa tão simples quanto parece. Ok, se isso não aconteceu com você, pelo menos aconteceu comigo.

Mas cá entre nós, para que reescrever código que está pronto e funciona bem? Pensando nisso, quero lhe apresentar o Extender do AJAXControlKit chamado "DropShadowExtender". Com ele, a implementação do efeito de sombra nos seus controles ASP.NET é rápida e fácil, e o melhor: funciona.


Leia Mais

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Artigo Firebird/Interbase: Disparando uma "Stored Procedure" no horário marcado

Neste artigo vou abordar uma questão muito interessante e muito útil aos desenvolvedores que utilizam o banco de dados Firebird/Interbase, trata-se do agendamento de tarefas rotineiras a serem disparadas por Stored Procedures (vamos chama-las de SP's) num horario marcado tanto no Windows como no Linux.Aqueles que já utilizaram (ou utilizam) algum outro banco de dados como o Oracle, Sybase ou MSSQL já estão acostumados a utilizar ferramentas que acompanham esses produtos para realizar tarefas de sistema ou tarefas de rotina num horario previamente calculado.

No Firebird/Interbase, no entanto não acompanha nenhum programa com essa finalidade especifica, claro que se voce for procurar na internet voce encontrará programas para essa finalidade.


Leia Mais