Pesquisa

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

PocketPC - Alternativas para desenvolvimento

Neste artigo, pretendemos proporcionar ao leitor uma visão das ferramentas mais conhecidas para desenvolvimento PocketPC e também sobre a ferramenta que utilizaremos como padrão em nosso tutorial - o Visual Studio .NET.

Antes do .NET, havia dois grandes grupos de ferramentas para desenvolver para PocketPC:

Leia Mais

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Usando um TreeView conjuntamente com um relacionamento mestre do detalhe.

Você pode download um projeto da amostra da central do código aqui. Usar um TTreeView ilustrar o relacionamento da pergunta do mestre-detalhe pode extremamente adicionar à relação de usuário de você a aplicação. Não somente este processo adiciona ao UI, mas é também fácil fazer!

Deixa a palavra lá são duas tabelas em um formulário, a primeira tabela é ligada a DBDemos->Customer e a outra tabela é ligada a DBDemos->Orders. (A chave compartilhada está em “CustNo”)

Enchendo o TreeView com a informação mestra:

Leia Mais


Contribua - Participe - Critique - Ajude
Envie seu e-mail para: gerenteblog@gmail.com

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

VB.NET 2005 - You Tube

Usando os recursos das classes do .NET Framework podemos criar projetos que interagem com aplicações consagradas que fazem sucesso na internet.

Sim , é isso mesmo , esta é uma aplicação VB 2005 que cria uma interface com o YouTube de uma maneira simples e direta. Você pode aprender muito com ela.

A aplicação usa a classe WebRequest para fazer o download do conteúdo da página. Esta classe utiliza o protocolo HTTP para fazer o download do conteúdo.

Ela usa o método Create da classe WebRequest para criar um objeto WebRequest passando a URL como parâmetro.

Leia Mais

terça-feira, 18 de setembro de 2007

O que existe de novidade no SQL Server 2008

O SQL Server 2008 é a próxima versão da família Microsoft SQL Server. É fornecida uma plataforma de comunicação de dados ainda mais completa, segura, confiável, gerenciável e escalonável para suas aplicações. Permitindo aos desenvolvedores criem aplicações de nova geração, que poderão armazenar e consumir qualquer tipo de dado em qualquer dispositivo e ainda, melhora a tomada de decisões de funcionários e analistas através de maior percepção dos negócios utilizando a plataforma e as ferramentas de BI (Business Intelligence) do SQL Server 2008. Foram abordados e detalhados alguns tópicos interessantes desta nova versão.
Contribua - Participe - Critique - Ajude
Envie seu e-mail para: gerenteblog@gmail.com

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Integração do MySQL no Visual Studio 2005

Neste artigo vou demonstrar uma dificuldade que tive quando peguei meu primeiro projeto ASP.NET com conexão para o banco MySQL. Não necessariamente é preciso fazer este procedimento para que seja possível se conectar, este procedimento descrito abaixo visa incluir uma paleta do MySQL no Visual Studio 2005, eu particularmente fiz a conexão via Odbc sem utilizar os componentes da toolbox, utilizei no projeto o código manual mesmo, mas para quem interessar fica a dica que por sinal facilita muito.


Leia Mais



Contribua - Participe - Critique - Ajude
Envie seu e-mail para: gerenteblog@gmail.com

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Autenticação simples de Usuários em PHP

Autenticação de usuários é importante e necessário quando temos uma área restrita em nosso site ou aplicação onde somente pessoas cadastradas e autorizadas possuem acesso.

Neste exemplo estaremos trabalhando com Mysql e Session, segue abaixo o código da tabela de usuários:

Leia Mais


Contribua - Participe - Critique - Ajude
Envie seu e-mail para: gerenteblog@gmail.com

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Ajax também enfrenta problemas. Veja quais são.

Ajax veio pra ficar


Quando falamos de web 2.0, falamos em serviços na internet, softwares na internet. Ora, isso é completamente inviável sem Ajax ou algo parecido. Quer dizer, na verdade, existem centenas de tecnologias pra se fazer softwares na web, de “JavaApplets” (que o Box.net usa de forma linda, no qual se pode arrastar e soltar uma pasta do computador para a internet). Existem também plugins. Isso é muito antigo. O Ajax foi a primeira tecnologia a aparecer com uma solução nativa do navegador. Sem precisar instalar nenhum plugin.
Além disso, o passo que nós já demos em direção à web 2.0 não pode ser desfeito. Seja com Ajax ou alguma tecnologia similar, jamais se deve deixar uma página ser recarregada a cada comando que o usuário dá.

Leia Mais

Contribua - Participe - Critique - Ajude
Envie seu e-mail para: gerenteblog@gmail.com

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Trabalhando com Firebird em múltiplos arquivos de dados

Para este artigo usei o Firebird 1.5.2, foi testado no Fedora Core. O Firebird é um banco de dados que trabalha salvando a base de dados geralmente num único arquivo (como dados.gdb, a extensão pode variar para fdb ou outra). Em algumas situações precisamos separar estes arquivos.

Leia Mais


Contribua - Participe - Critique - Ajude
Envie seu e-mail para: gerenteblog@gmail.com

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Janelas Animadas - Animação de componentes no Delphi

Se você quer adicionar algum movimento aos seus aplicativos, fornecer a seus usuários uma interface mais amigável e descontraída com aparência profissional, e sem perder tempo com códigos longos, uma ótima alternativa é a utilização da função "AnimateWindow". O Delphi disponibiliza na unit "Windows" a função "AnimateWindow" que de forma muito simples e rápida permite que se apliquem efeitos de animação, semelhantes aos disponíveis no Microsoft Power Point, nos mais diversos componentes tais como: Forms, Buttons, Memos, Edits etc... Abaixo vemos a declaração da função como ela se apresenta na unit "Windows":

Leia Mais


Contribua - Participe - Critique - Ajude
Envie seu e-mail para: gerenteblog@gmail.com

terça-feira, 4 de setembro de 2007

MSMQ Message Queueing usando o Compact Framework 2.0

Neste artigo iremos abordar o uso de filas (queues) nas aplicações para dispositivos móveis e criaremos uma simples aplicação para enviar e receber mensagens. Esta aplicação irá instalar automaticamente o serviço do MSMQ (caso já não esteja instalado).

O MSMQ é a tecnologia da Microsoft para o enfileiramento de mensagens, que permite que aplicações distintas, não necessariamente na mesma máquina, enviem mensagens de uma para a outra. Parte desta tecnologia de "armazene-e-envie" contém um mecanismo de tolerância a falhas que garante (ou pelo menos tenta) a entrega dessas mensagens. A prioridade de mensagens também pode ser definida facilmente.

O uso de filas é bastante popular em aplicações transacionais e para garantir escalabilidade em soluções corporativas de alto desempenho. Muitas vezes nossa aplicação móvel tem de se comunicar com o 'back-end' através dessas filas e mostraremos aqui um meio simples de tornar isso possível. Não vou tratar do conceito de filas em si aqui pois tornaria o artigo muito longo. Vou supor que o leitor tem conhecimento básico do MSMQ e do uso de filas em suas soluções. Vamos lá!


Leia Mais


Contribua - Participe - Critique - Ajude
Envie seu e-mail para: gerenteblog@gmail.com

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Suporte Técnico à Distância - Delphi

Com a popularização da internet é cada vez mais comum que programadores autônomos, que desenvolvem sistemas para pequenas empresas, tenham clientes em cidades diferentes daquela em que residem.

Esse fato ocasiona um grande transtorno para correção de pequenos bugs que possam vir a aparecer no sistema, e, freqüentemente este é um motivo para desentendimentos entre o desenvolvedor e o cliente. O deslocamento até outra cidade pode se tornar inviável e também querer que o cliente apresente uma visão técnica do problema seria injusto.

O problema: como capturar erros do sistema e conseguir saber exatamente onde ocorrem?

A solução: criar um log de todos os erros (não tratados) que ocorrerem no sistema, formatá-los e gerar um arquivo para que o cliente possa enviá-lo. Sendo assim o desenvolvedor poderia enviar um executável (ou dll) corrigido.


Leia Mais

Contribua - Participe - Critique - Ajude
Envie seu e-mail para: gerenteblog@gmail.com

domingo, 2 de setembro de 2007

Protegendo as informações da sua fonte de dados - VB.Net

Vamos começar criando um projeto no Visual Basic 2005 Express Edition do tipo Windows Forms chamado conexaoSegura.

No formulário padrão form1.vb inclua um controle DataGridView a partir da ToolBox na guia Data e um controle Button:
Leia Mais


Contribua - Participe - Critique - Ajude
Envie seu e-mail para: gerenteblog@gmail.com

sábado, 1 de setembro de 2007

Utilizando queries recursivas no SQL Server 2005

Entre os novos recursos do SQL Server 2005, estão as Common Table Expressions (CTE), uma forma de definir uma view, válida apenas no escopo do batch atual. Sua sintaxe resumida é a seguinte:

WITH [name] AS (
[instrução SELECT]
)

Com este recurso, é possível simplificar queries mais complexas e torná-las mais legíveis, eliminando sub-queries, por exemplo, ou ainda solucionar problemas de maneira modular, isto é, iniciando pelas partes mais simples. No caso de mais de uma CTE’s por consulta, a segunda pode incluir a primeira em sua cláusula FROM, e assim por diante.
Neste artigo, o objetivo é explorar a utilização de CTE’s para buscas em estruturas hierárquicas, baseadas em tabelas com auto-referenciamento, do tipo Id/ParentId.
Contribua - Participe - Critique - Ajude
Envie seu e-mail para: gerenteblog@gmail.com